quarta-feira, 22 de março de 2017

Renovação 2017.



O ano de 2017 começou com mudanças na Escola Integrada do Helena Abdalla! Novos monitores, ampliação de oficinas e muitas novidades! Vamos falar um pouquinho do nosso pessoal e das oficinas ministradas!




Violão e musicalidade


Ministrada pelo monitor Lucas Passolini, os alunos estão dando continuidade ao trabalho realizado no ano passado com aulas práticas de violão e música.

A música no ambiente escolar facilita a aprendizagem, desenvolve o cognitivo dos alunos, além de aguçar a lógica matemática através da métrica musical.

Temos tido um retorno excelente dos alunos, que gostam muito da oficina e participam com interesse e dedicação. Nossa meta é que até o final do ano nossos alunos já estejam dominando de forma básica as principais notas e conceitos musicais.








Canto Coral

A oficina de Canto coral  é ministrada pela Meiri, e os alunos respondem muito bem a musicalidade e canto.

O objetivo desta oficina não é destacar cantores natos e estimulá-los à carreira artística, mas sim promover a desinibição e espontaneidade em cada criança, estimulando sua individualidade e criatividade, além de trabalhar com a psicomotricidade tão necessária na alfabetização.








Valores e Cidadania

Essa é uma oficina que está presente no currículo do PEI já há 4 anos e que surte efeitos surpreendentes em nossos alunos. Este anos, ampliamos o atendimento para os alunos do primeiro e do segundo ciclo. São realizadas discussões  e trabalhos que abordem conceitos básicos na formação do caráter das crianças, além de uma abordagem de  temas atuais e polêmicos, como: Bullying, ética, respeito, sexualidade, política, etc.

Destacamos o projeto "Um por todos, todos por um - Pela ética e cidadania", realizada ano passado com alunos do segundo ciclo e que esse ano prossegue a pleno vapor.

Essa oficina é ministrada pela monitora Virgínia Leandro, que se dedica também em campanhas de auxilio a asilos e creches junto às crianças.

A oficina de Canto coral é ministrada pela Meiri, com alunos do primeiro  e segundo ciclo, que respondem muito bem a musicalidade e canto.

O objetivo desta oficina não é destacar cantores natos e estimulá-los à carreira artística, mas sim promover a desinibição e espontaneidade em cada criança, estimulando sua individualidade e criatividade, além de trabalhar com a psicomotricidade tão necessária na alfabetização.










Arte, Reciclagem e Grafite


O projeto de Arte tem por objetivo desenvolver as competências culturais e artísticas dos alunos dos diferentes níveis de ensino, através do contato direto com as artes.
Dentre os objetivos do ensino de constam: 
1. levar o aluno a interessar-se pela sua própria produção, pela de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ( regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura; 
2. Fazer com que a criança produza trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
3. Ênfase grandiosa em um trabalho com materiais reciclados, preservando o meio ambiente e reaproveitando aquilo que, para muitos, já não serve mais.

Para essa oficina temos a monitora Regina Ramires.











Judô

A prática de esportes também sempre foi um foco no Programa Escola Integrada da EMPHA. Com isso, iniciamos esse ano a oficina de Judô, com o monitor Wendel, faixa marrom pela academia TATAMI e que já nos tem dado grandes resultados com os alunos!

É muito importante a estimulação psicomotora do aluno. Através do judô o aluno pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar.

Geralmente, alunos com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua autoconfiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada.











Dança


Temos também em nosso PEI a oficina de Dança, que acontecem nos dois turnos.
A dança revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades do movimento. É a arte de mover o corpo como um todo, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Na infância ela é de fundamental importância, pois oferece o desenvolvimento de hábitos saudáveis que podem modificar futuros aparecimentos de doenças crônicas enquanto adulto, além de propor maiores habilidades motoras para diversas atividades; redução de lesões; melhoria da adaptação social; etc.

A dança tem como objetivos:
- Trabalhar as capacidades físicas assim como o movimento, expressão, musicalidade, lateralidade, criatividade e socialização.
- Incentivar à pratica da atividade física.
- Desenvolver o conhecimento da dança, os limites e a capacidade de aperfeiçoamento do aluno.
- Compor coreografias para apresentações de final de ano e outros eventos.
- Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.
- Interação social com o grupo e entre si (meninos e meninas).

Essa oficina é ministrada pela monitora Mariana, que já fez parte do Valores de Minas, um programa cultural e profissionalizante do Governo de Minas Gerais e tem experiência e habilidade nos mais diversos ritmos e estilos musicais. A monitora também é estudante da Escola Livre de Artes – BH.








Esporte e Recreação


Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

É comum que se ouça falar do esporte como uma atividade importante no desenvolvimento infantil. As escolas incorporam a atividade física através de jogos, gincanas, olimpíadas e aulas de educação física. Desde a mais tenra idade, é visível o envolvimento da criança com a atividade corporal, com brincadeiras de pega-pega, com bola, rodas etc. Vale lembrar aos pais que a infância é o período mais adequado para o início de atitudes saudáveis, pois a criança está aberta para a aprendizagem de novos conceitos. 

Assim é fundamental que as pessoas que cercam essa criança tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são os modelos no processo de formação. Assim, de nada adianta colocar a criança para iniciar um esporte, se o exemplo em casa é o oposto. A criança segue modelos, em especial aqueles que vêm de casa, portanto, dê um bom exemplo para seu filho, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis de vida, com moderação e bom senso.
Oferecemos a oficina de esportes e recreação , ministrada pela monitora Ana Araceli e que é um grande sucesso entre os alunos!











Jogos Educativos

O MB Educacional, fruto de uma parceria entre o Mercantil do Brasil e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), capacita educadores, em comunidades onde o MB está inserido, por meio de metodologias socioeducativas inovadoras, contribuindo para a melhoria do ensino de crianças e jovens. Em 2011, o projeto pretende capacitar 360 educadores, de 120 escolas, em cinco cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni e Várzea da Palma.


Para estimular o desenvolvimento de uma prática educativa de qualidade, o projeto prevê a introdução de jogos no processo de aprendizagem escolar a partir da realização de oficinas junto a educadores de escolas públicas e particulares. As oficinas abordam diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Português/Alfabetização, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais. Elas contemplam a criação e a utilização de jogos e de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, debates e dinâmicas sobre a utilização de jogos pedagógicos. Os participantes recebem capacitação para criarem seus próprios jogos, monitorarem as metodologias implementadas e avaliarem resultados gerados.


Para permitir a continuidade do programa nas escolas, cada educador recebe um kit contendo jogos físicos e eletrônicos que deve disponibilizar para os professores da instituição onde atua.
Por meio dessa iniciativa, o Mercantil do Brasil e o CPCD esperam promover uma prática educativa que favoreça, no universo escolar, o relacionamento e o companheirismo, a socialização e a troca de experiências, o conhecimento do outro, o respeito às diferenças e a construção de uma relação plural entre educadores e educandos.


Em 2010, ano de lançamento do programa, 186 professores de 115 escolas públicas e particulares das cidades de Belo Horizonte, Monte Carmelo e Patrocínio participaram das oficinas de capacitação de educadores para o uso de jogos, pedagogias e tecnologias sociais inovadoras no processo de aprendizagem.


Baseados neste curso que foi feito pela monitora Daniela, montamos nossa oficina de jogos educativos, visando uma nova abordagem dos conteúdos ministrados em sala de aula, através de jogos e brincadeiras, facilitando assim a aprendizagem dos alunos.









Reforço Escolar

O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Para que o reforço escolar tenha êxito, é necessário bastante cuidado como planejamento, definição de metas, escolha de alternativas envolvendo os educandos, e principalmente a união de pais escola e comunidade para assim ser uma ação articulada em conjunto. O reforço tem que fazer parte do plano pedagógico da escola e desenvolvido na própria escola pelos professores em um horário diferente do turno das aulas normais, deve ter características diferentes das aulas, más, ao mesmo tempo uma integração entre elas, para que o educando seja estimulado a aprender de forma nova.

Durante as atividades de reforço escolar, é possível desenvolver um conjunto de atividades bastante amplo, atividades que interessem os alunos pelo novo, más que faça parte do seu dia-a-dia, dando assim um sentido ao que aprender, assim fazendo com que as atividades aconteçam de forma contínua, ou seja, mesmo que o aluno esteja em casa, na rua, na igreja, etc. ele aprenderá e fará relação do que ver com a sala de aula, pois quando um conhecimento tem sentido na sua vida, se faz relação do conteúdo com o cotidiano.

Para ministrar as aulas de reforço temos a monitora Elizângela.








Apoio à Coordenação

Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser professor e ser educador. O professor é um profissional comprometido apenas com o conhecimento e conteúdo. O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.

O educador sabe que seu o maior desafio é aprender sempre com seus educandos, pois, eles são gerações mais atualizadas do que a sua. Na visão dele, estas crianças são evoluções dos seres humanos. O educador sabe que somente com bom uso do conhecimento pode chegar a desenvolver nestes estudantes grandes consciências. O maior aliado do educador é o tempo. Sabe que grandes construções levam muito tempo e por isso a importância da confiança depositada nesta missão. Vendo a educação de hoje, percebe-se a necessidade urgente de educadores. Ser educador é ir além, é resgatar consciência, começando primeiramente com a sua própria. Aqui está o primeiro grande desafio da profissão, e muitos fazem a opção de serem apenas professores.

Esse ano iniciamos uma nova etapa nesta área de apoio que é de fundamental importância para o bom andamento do PEI. Temos hoje como nosso Apoio ao programa o Monitor Élcio Ramos. Mais que um professor, um Educador. Apoio para todas as horas nos auxilia em muito na coordenação do projeto Escola Integrada em nossa escola.









Coordenação do Programa



A coordenação do Programa Escola Integrada na Escola Municipal Professora Helena Abdalla foi selecionada entre os professores da escola, com uma análise do perfil do educador e da disponibilidade do mesmo.


A função é exercida por um professor lotado na escola, com a cooperação da direção da mesma e supervisão da SMED - BH.


Na Escola Helena Abdalla, a professora coordenadora  é a professora Karla Christiane, lotada na escola há 13 anos, com a cooperação da diretora Helena Cristina e da Vice-diretora Luciana Beatriz.







Nosso intuito é ajudar na educação e formação das crianças! Nos colocamos a disposisão e contamos com o apoio de toda a família Helena Abdalla!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário