O ano de 2017 começou com mudanças na Escola Integrada do Helena Abdalla! Novos monitores, ampliação de oficinas e muitas novidades! Vamos falar um pouquinho do nosso pessoal e das oficinas ministradas!
Violão e musicalidade
Ministrada pelo monitor Lucas Passolini,
os alunos estão dando continuidade ao trabalho realizado no ano passado com
aulas práticas de violão e música.
A música no ambiente escolar facilita a
aprendizagem, desenvolve o cognitivo dos alunos, além de aguçar a lógica
matemática através da métrica musical.
Temos tido um retorno excelente dos
alunos, que gostam muito da oficina e participam com interesse e dedicação.
Nossa meta é que até o final do ano nossos alunos já estejam dominando de forma
básica as principais notas e conceitos musicais.
Canto Coral
A oficina de Canto coral é ministrada pela Meiri, e os alunos respondem muito bem a musicalidade e canto.
O objetivo desta oficina não é destacar cantores natos e estimulá-los à carreira artística, mas sim promover a desinibição e espontaneidade em cada criança, estimulando sua individualidade e criatividade, além de trabalhar com a psicomotricidade tão necessária na alfabetização.
Valores e Cidadania
Essa é uma oficina que está presente no
currículo do PEI já há 4 anos e que surte efeitos surpreendentes em nossos
alunos. Este anos, ampliamos o atendimento para os alunos do primeiro e do
segundo ciclo. São realizadas discussões e trabalhos que abordem conceitos básicos na
formação do caráter das crianças, além de uma abordagem de temas atuais e polêmicos, como: Bullying,
ética, respeito, sexualidade, política, etc.
Destacamos o projeto "Um por todos,
todos por um - Pela ética e cidadania", realizada ano passado com alunos
do segundo ciclo e que esse ano prossegue a pleno vapor.
Essa oficina é ministrada pela monitora Virgínia
Leandro, que se dedica também em campanhas de auxilio a asilos e creches junto
às crianças.
A oficina de Canto coral é ministrada pela
Meiri, com alunos do primeiro e segundo ciclo,
que respondem muito bem a musicalidade e canto.
O objetivo desta oficina não é destacar
cantores natos e estimulá-los à carreira artística, mas sim promover a
desinibição e espontaneidade em cada criança, estimulando sua individualidade e
criatividade, além de trabalhar com a psicomotricidade tão necessária na
alfabetização.
Arte, Reciclagem e Grafite
O projeto de
Arte tem por objetivo desenvolver as competências culturais e artísticas dos
alunos dos diferentes níveis de ensino, através do contato direto com as artes.
Dentre os
objetivos do ensino de constam:
1. levar o aluno
a interessar-se pela sua própria produção, pela de outras crianças e pelas
diversas obras artísticas ( regionais, nacionais ou internacionais) com as
quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da
cultura;
2. Fazer com que a criança produza
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação.
3. Ênfase grandiosa em um trabalho
com materiais reciclados, preservando o meio ambiente e reaproveitando aquilo
que, para muitos, já não serve mais.
Para essa oficina temos a monitora Regina
Ramires.
Judô
A prática de esportes também sempre foi um
foco no Programa Escola Integrada da EMPHA. Com isso, iniciamos esse ano a
oficina de Judô, com o monitor Wendel, faixa marrom pela academia TATAMI e que
já nos tem dado grandes resultados com os alunos!
É muito importante a estimulação
psicomotora do aluno. Através do judô o aluno pode experimentar movimentos
novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio
corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu
"acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer
novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma
influência direta com aprendizado escolar.
Geralmente, alunos com bom domínio
corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram
a sua auto-estima, sua autoconfiança e consequentemente isso reflete
positivamente no rendimento escolar.
O judô traz benefícios para as crianças e
adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de
forma integrada.
Dança
Temos também em nosso PEI a oficina de
Dança, que acontecem nos dois turnos.
A dança revela a alegria de se descobrir
através da exploração do próprio corpo e das qualidades do movimento. É a arte
de mover o corpo como um todo, estabelecida graças a um ritmo e a uma
composição coreográfica. Na infância ela é de fundamental importância, pois
oferece o desenvolvimento de hábitos saudáveis que podem modificar futuros
aparecimentos de doenças crônicas enquanto adulto, além de propor maiores
habilidades motoras para diversas atividades; redução de lesões; melhoria da
adaptação social; etc.
A dança tem como objetivos:
- Trabalhar as capacidades físicas assim
como o movimento, expressão, musicalidade, lateralidade, criatividade e
socialização.
- Incentivar à pratica da atividade
física.
- Desenvolver o conhecimento da dança, os
limites e a capacidade de aperfeiçoamento do aluno.
- Compor coreografias para apresentações
de final de ano e outros eventos.
- Desenvolver a coordenação motora,
equilíbrio e flexibilidade.
- Interação social com o grupo e entre si
(meninos e meninas).
Essa oficina é
ministrada pela monitora Mariana, que já fez parte do Valores de Minas, um
programa cultural e profissionalizante do Governo de Minas Gerais e tem
experiência e habilidade nos mais diversos ritmos e estilos musicais. A
monitora também é estudante da Escola Livre de Artes – BH.
Esporte e Recreação
Cada esporte possui suas particularidades
que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes
influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade
distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se
distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma
bastante organizada e sedutora.
É comum que se ouça falar do esporte como
uma atividade importante no desenvolvimento infantil. As escolas incorporam a
atividade física através de jogos, gincanas, olimpíadas e aulas de educação
física. Desde a mais tenra idade, é visível o envolvimento da criança com a
atividade corporal, com brincadeiras de pega-pega, com bola, rodas etc. Vale
lembrar aos pais que a infância é o período mais adequado para o início de
atitudes saudáveis, pois a criança está aberta para a aprendizagem de novos
conceitos.
Assim é fundamental que as pessoas que
cercam essa criança tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física,
pois são os modelos no processo de formação. Assim, de nada adianta colocar a
criança para iniciar um esporte, se o exemplo em casa é o oposto. A criança
segue modelos, em especial aqueles que vêm de casa, portanto, dê um bom exemplo
para seu filho, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis de
vida, com moderação e bom senso.
Oferecemos a oficina de esportes e
recreação , ministrada pela monitora Ana Araceli e que é um grande sucesso
entre os alunos!
Jogos Educativos
O MB Educacional, fruto de uma parceria
entre o Mercantil do Brasil e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento
(CPCD), capacita educadores, em comunidades onde o MB está inserido, por meio
de metodologias socioeducativas inovadoras, contribuindo para a melhoria do
ensino de crianças e jovens. Em 2011, o projeto pretende capacitar 360
educadores, de 120 escolas, em cinco cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte,
Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni e Várzea da Palma.
Para estimular o desenvolvimento de uma
prática educativa de qualidade, o projeto prevê a introdução de jogos no
processo de aprendizagem escolar a partir da realização de oficinas junto a
educadores de escolas públicas e particulares. As oficinas abordam diversas
áreas do conhecimento, como Matemática, Português/Alfabetização, Raciocínio
Lógico e Conhecimentos Gerais. Elas contemplam a criação e a utilização de
jogos e de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, debates e
dinâmicas sobre a utilização de jogos pedagógicos. Os participantes recebem
capacitação para criarem seus próprios jogos, monitorarem as metodologias
implementadas e avaliarem resultados gerados.
Para permitir a continuidade do programa
nas escolas, cada educador recebe um kit contendo jogos físicos e eletrônicos
que deve disponibilizar para os professores da instituição onde atua.
Por meio dessa iniciativa, o Mercantil do
Brasil e o CPCD esperam promover uma prática educativa que favoreça, no
universo escolar, o relacionamento e o companheirismo, a socialização e a troca
de experiências, o conhecimento do outro, o respeito às diferenças e a
construção de uma relação plural entre educadores e educandos.
Em 2010, ano de lançamento do programa,
186 professores de 115 escolas públicas e particulares das cidades de Belo
Horizonte, Monte Carmelo e Patrocínio participaram das oficinas de capacitação
de educadores para o uso de jogos, pedagogias e tecnologias sociais inovadoras
no processo de aprendizagem.
Baseados neste curso que foi feito pela
monitora Daniela, montamos nossa oficina de jogos educativos, visando uma nova
abordagem dos conteúdos ministrados em sala de aula, através de jogos e
brincadeiras, facilitando assim a aprendizagem dos alunos.
Reforço Escolar
O reforço escolar tem por objetivo a
aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando
e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais,
para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Para que o reforço escolar tenha êxito, é
necessário bastante cuidado como planejamento, definição de metas, escolha de
alternativas envolvendo os educandos, e principalmente a união de pais escola e
comunidade para assim ser uma ação articulada em conjunto. O reforço tem que
fazer parte do plano pedagógico da escola e desenvolvido na própria escola
pelos professores em um horário diferente do turno das aulas normais, deve ter
características diferentes das aulas, más, ao mesmo tempo uma integração entre
elas, para que o educando seja estimulado a aprender de forma nova.
Durante as atividades de reforço escolar,
é possível desenvolver um conjunto de atividades bastante amplo, atividades que
interessem os alunos pelo novo, más que faça parte do seu dia-a-dia, dando
assim um sentido ao que aprender, assim fazendo com que as atividades aconteçam
de forma contínua, ou seja, mesmo que o aluno esteja em casa, na rua, na
igreja, etc. ele aprenderá e fará relação do que ver com a sala de aula, pois
quando um conhecimento tem sentido na sua vida, se faz relação do conteúdo com
o cotidiano.
Para ministrar as
aulas de reforço temos a monitora Elizângela.
Apoio à Coordenação
Ser educador é exercer a mais refinada
profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no
desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar
comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo
com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser professor e
ser educador. O professor é um profissional comprometido apenas com o
conhecimento e conteúdo. O educador é um profissional comprometido com o
conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.
O educador sabe que seu o maior desafio é
aprender sempre com seus educandos, pois, eles são gerações mais atualizadas do
que a sua. Na visão dele, estas crianças são evoluções dos seres humanos. O
educador sabe que somente com bom uso do conhecimento pode chegar a desenvolver
nestes estudantes grandes consciências. O maior aliado do educador é o tempo.
Sabe que grandes construções levam muito tempo e por isso a importância da
confiança depositada nesta missão. Vendo a educação de hoje, percebe-se a
necessidade urgente de educadores. Ser educador é ir além, é resgatar
consciência, começando primeiramente com a sua própria. Aqui está o primeiro
grande desafio da profissão, e muitos fazem a opção de serem apenas
professores.
Esse ano iniciamos uma nova etapa nesta
área de apoio que é de fundamental importância para o bom andamento do PEI.
Temos hoje como nosso Apoio ao programa o Monitor Élcio Ramos. Mais que um
professor, um Educador. Apoio para todas as horas nos auxilia em muito na
coordenação do projeto Escola Integrada em nossa escola.
Coordenação do Programa
A coordenação do Programa Escola Integrada na Escola Municipal Professora Helena Abdalla foi selecionada entre os professores da escola, com uma análise do perfil do educador e da disponibilidade do mesmo.
A função é exercida por um professor lotado na escola, com a cooperação da direção da mesma e supervisão da SMED - BH.
A função é exercida por um professor lotado na escola, com a cooperação da direção da mesma e supervisão da SMED - BH.
Na Escola Helena Abdalla, a professora coordenadora é a professora Karla Christiane, lotada na escola há 13 anos, com a cooperação da diretora Helena Cristina e da Vice-diretora Luciana Beatriz.
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