segunda-feira, 29 de abril de 2013

Visita ao Instituto Inhotim - Brumadinho/MG

O dia tão esperado chegou! 
No dia 25 de abril fomos com nossos alunos do 2º ciclo da EMPHA ao Instituto do Inhotim, em Brumadinho/MG.
Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.


Surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia, que foi casado com a artista plástica carioca Adriana Varejão, e há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim.
Em 2006, o local foi aberto ao público em dias regulares sem necessidade de agendamento prévio. O acervo abrigava obras da década de 1970 até a atualidade, em dezoito galerias (em 2011). São 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan,Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.
As exposições são sempre renovadas e galerias são anualmente inauguradas. Em 2010, o Instituto recebeu 42 000 alunos e 3 500 professores. No mesmo ano, o número de visitações atingiu a marca de 169.289.
O Instituto Inhotim localiza-se dentro do domínio da Mata Atlântica, com encraves de cerrado nos topos das serras. Situado a uma altitude que varia entre 700 m e 1.300 m acima do nível do mar, sua área total é de 786,06 hectares, tendo como área de preservação 440,16 ha, que compreendem os fragmentos de mata e incluem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 145,37 ha.
A área de visitação do Inhotim tem 96,87 ha e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água.O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo - marca atingida em 2011  - e está cercado por mata nativa, com trinta por cento de todo o acervo em exposição para o público (cerca de 102 hectares em 2011). Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente, em fevereiro de 2011, a classificação oficial de jardim botânico, na categoria C. Nesse jardim, estão cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo.


Flor-cadáver no Inhotim em 27 de dezembro de 2012.
Em fevereiro de 2010, os pavilhões em cubo branco foram substituídas por instalações transparentes. A intenção é promover o diálogo com o entorno de montanhas e mata. Em artigo de Fabiano Cypriano para o jornal Folha de São Paulo, cita-se que as mudanças criam mais raízes locais e o Inhotim "se torna um novo paradigma para a exibição da produção contemporânea". 
Aberto de terça a domingo e aos feriados, o Inhotim oferece visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares, que devem agendar previamente. As terças a entrada é de graça.

Mas nada como ouvirmos as opiniões de nossos sobre esse maravilhoso passeio! Fizemos um concurso de redação entre os alunos participantes e escolhemos aqui a melhor narrativa do nosso dia de aprendizado! Como foram 6 redações selecionadas, vamos premiar todos os nossos autores, postando cada dia desta semana uma relato sobre o passeio. 
Boa Leitura!!!

"O Inhotim é um lugar muito bom. Saímos da escola bem cedo e voltamos à tarde. Ao chegarmos no Inhotim fomos merendar e depois fomos andar.
Primeiro fomos ao Caleidoscópio, depois a uma sala onde eles tamparam nossos olhos e ouvimos vários sons . Tinham várias caixas de som e alto-falantes   de onde saíam músicas e vozes.
Ao meio dia fomos almoçar... O refeitório era muito grande  e tinha muita variedade de comida. 
Assim que todos terminamos de almoçar, brincamos de pega-pega. Os monitores que cuidaram da gente eram muito legais. 
Fomos então a uma terceira sala, onde tinha uma rede, uma sala de colchões, travesseiros e balões (Galeria Cosmococa).
Conhecemos várias árvores também. 
Foi muito bom ir ao Inhotim, principalmente porque eu estava com meus amigos!" 
                   Aluno Carlos Eduardo - Sala 10  Manhã
6º ano do 2º ciclo.
Turma Sinceridade


Amanhã postaremos o texto de outra criança! Espero que estejam curtindo!!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário