terça-feira, 30 de abril de 2013

Visita ao Inhotim 2

Hoje iremos continuar nossa postagem das produções de texto vencedoras do nosso concurso no PEI sobre a visita ao Instituto Inhotim. 

"No dia 25 de abril de 2012 fomos ao museu do Inhotim, um lugar fantástico e maravilhoso. Um dos lugares mais lindos do mundo pra mim!
Lá tinha vários lugares lindos: a Casa de Espuma, onde moravam 13 pessoas, a Casa Vermelha, a Casa de Vidro. 
A casa de vidro era uma bola enorme, com uma fonte, brita e luzes. Tinha um outro lugar sinistro, cheio de sons  e músicas, que paravam e começavam o tempo todo. Tinha uma mulher que contava seu pesadelo.
Quando fui chegando vi obras de artes bacanas. Adorei! Quando você for não se esqueça de ver também as plantas diferentes de lá. Tem uma que você joga água e ela não molha!
Foi o melhor dia da minha vida e se eu pudesse lavaria todos que não foram. Agradeço a Jesus e a Karla que teve a ideia maravilhosa de nos levar lá. Peço também a deus para abençoar as pessoas do museu que cuidaram de nós. Foi o melhor dia da minha vida porque eu tive uma relação com a natureza que nem eu consigo explicar direito! Mas adorei o que vi!"

Aluna Tatiane  Gonçalves da Silva
1º ano do 2º ciclo
Turma respeito








segunda-feira, 29 de abril de 2013

Visita ao Instituto Inhotim - Brumadinho/MG

O dia tão esperado chegou! 
No dia 25 de abril fomos com nossos alunos do 2º ciclo da EMPHA ao Instituto do Inhotim, em Brumadinho/MG.
Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.


Surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia, que foi casado com a artista plástica carioca Adriana Varejão, e há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa coleção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim.
Em 2006, o local foi aberto ao público em dias regulares sem necessidade de agendamento prévio. O acervo abrigava obras da década de 1970 até a atualidade, em dezoito galerias (em 2011). São 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan,Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.
As exposições são sempre renovadas e galerias são anualmente inauguradas. Em 2010, o Instituto recebeu 42 000 alunos e 3 500 professores. No mesmo ano, o número de visitações atingiu a marca de 169.289.
O Instituto Inhotim localiza-se dentro do domínio da Mata Atlântica, com encraves de cerrado nos topos das serras. Situado a uma altitude que varia entre 700 m e 1.300 m acima do nível do mar, sua área total é de 786,06 hectares, tendo como área de preservação 440,16 ha, que compreendem os fragmentos de mata e incluem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 145,37 ha.
A área de visitação do Inhotim tem 96,87 ha e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água.O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo - marca atingida em 2011  - e está cercado por mata nativa, com trinta por cento de todo o acervo em exposição para o público (cerca de 102 hectares em 2011). Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente, em fevereiro de 2011, a classificação oficial de jardim botânico, na categoria C. Nesse jardim, estão cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo.


Flor-cadáver no Inhotim em 27 de dezembro de 2012.
Em fevereiro de 2010, os pavilhões em cubo branco foram substituídas por instalações transparentes. A intenção é promover o diálogo com o entorno de montanhas e mata. Em artigo de Fabiano Cypriano para o jornal Folha de São Paulo, cita-se que as mudanças criam mais raízes locais e o Inhotim "se torna um novo paradigma para a exibição da produção contemporânea". 
Aberto de terça a domingo e aos feriados, o Inhotim oferece visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares, que devem agendar previamente. As terças a entrada é de graça.

Mas nada como ouvirmos as opiniões de nossos sobre esse maravilhoso passeio! Fizemos um concurso de redação entre os alunos participantes e escolhemos aqui a melhor narrativa do nosso dia de aprendizado! Como foram 6 redações selecionadas, vamos premiar todos os nossos autores, postando cada dia desta semana uma relato sobre o passeio. 
Boa Leitura!!!

"O Inhotim é um lugar muito bom. Saímos da escola bem cedo e voltamos à tarde. Ao chegarmos no Inhotim fomos merendar e depois fomos andar.
Primeiro fomos ao Caleidoscópio, depois a uma sala onde eles tamparam nossos olhos e ouvimos vários sons . Tinham várias caixas de som e alto-falantes   de onde saíam músicas e vozes.
Ao meio dia fomos almoçar... O refeitório era muito grande  e tinha muita variedade de comida. 
Assim que todos terminamos de almoçar, brincamos de pega-pega. Os monitores que cuidaram da gente eram muito legais. 
Fomos então a uma terceira sala, onde tinha uma rede, uma sala de colchões, travesseiros e balões (Galeria Cosmococa).
Conhecemos várias árvores também. 
Foi muito bom ir ao Inhotim, principalmente porque eu estava com meus amigos!" 
                   Aluno Carlos Eduardo - Sala 10  Manhã
6º ano do 2º ciclo.
Turma Sinceridade


Amanhã postaremos o texto de outra criança! Espero que estejam curtindo!!!












quarta-feira, 24 de abril de 2013

CLUBE DA AABB


No dia 08 de abril os alunos do PEI ganharam um dia de diversão e esportes no clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).  Foi um dia de muita brincadeira e as crianças amaram!!!!