"O PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA tem a perspectiva de criar uma nova cultura do educar/formar, que tem na escola seu ponto catalisador, mas que a transcende, para explorar e desenvolver os potenciais educativos da comunidade.
A jornada do aluno é de nove horas diárias, sendo quatro horas e meia com os docentes, no horário regulamentar, e o restante com oficinas oferecidas por universitários e agentes culturais das comunidades.
O programa efetiva-se na busca de tessituras entre o conhecimento sistematizado (científico, técnico, artístico e cultural) e a diversidade de saberes inscritos na vida ativa dos sujeitos sociais. Assim, afirma-se na oportunidade dada a estes sujeitos de constituírem suas experiências formativas que, ao incorporar diferentes formas e conteúdos de saberes, supera a marca fragmentada e disciplinar do conhecimento para abrigar a complexidade do mundo por eles vivido.
No Programa Escola Integrada tem sido possível oportunizar aos estudantes as diferentes formas e conteúdos de saberes por meio da atuação dos monitores universitários, dos agentes culturais da comunidade e do professor comunitário.
As oficinas e cursos acontecem em espaços próximos das escolas exigindo, assim, que as crianças e adolescentes se desloquem para esses lugares. Esses tempos de mobilidade, assim como os de alimentação e atividades de relaxamento, ganham contornos de aprendizagem, são momentos de formação. É a hora em que, com a proximidade dos sujeitos, se torna possível um diálogo mais espontâneo, envolvendo trocas, numa relação de interação entre estudantes/monitores, monitores/agentes, agentes/estudantes.
Educar, nessa perspectiva, significa a possibilidade de entender e participar das decisões da sociedade, utilizando o lugar onde se vive, a escola, o bairro, a vizinhança como parceiros para o desenvolvimento pessoal e escolar dos sujeitos.
Ao articular cultura, esporte, saúde, alimentação, o programa envolve secretarias municipais, instituições de ensino superior, órgãos responsáveis pelo trânsito, pela limpeza, por obras e pelo meio ambiente. ONGs, lideranças locais, comerciantes e empresários também compõem a rede de atores responsáveis pela formação integral de crianças e adolescentes vistos como sujeitos-aprendentes de uma cidade com potencialidades educadoras".(fonte: tiny.cc/integrada- site PBH)
Em nossa escola o Programa teve início em setembro de 2010, com a adesão de 200 alunos, com total apoio da comunidade escolar.
amo essa escola
ResponderExcluirEU TB
ResponderExcluir