quinta-feira, 28 de abril de 2011

Faça Bonito!!!

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente. Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e
adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Nesse contexto, também estão os grandes empreendimentos que, quando não assumem a sua responsabilidade social, causam impactos nos contextos locais potencializando a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, o estímulo ao uso de drogas e a entrada e permanência de meninas e meninos nas redes de exploração sexual.
O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção, a orientação e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos.
Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

 

terça-feira, 26 de abril de 2011

Passeio ao Museu do INHOTIM

No dia 20 de Abril de 2011 fomos ao Museu do Inhotim, em Brumadinho-MG, onde professores e alunos receberam acompanhamento e cursos ministrados pelos estagiários do museu.
Foi um dia maravilhoso, de grande proveito para todos.
As crianças não tiveram nenhum gasto, recebendo gratuitamente transporte, passeio e alimentação. Foi realmente inesquecível!!!

















segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais atividades da oficina de artes...

 Tiara com fuxico  - aluno Samuel
 Tiara com fuxico  - aluna Leila
 Imã de geladeira - aluno Diego
Imã de geladeira - aluna Renata
 Coelho de Páscoa - aluna Marilene
Coelho de Páscoa - aluna Gabriela

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nossas oficinas - ARTE

A partir de hoje, iremos postar textos e fotos sobre as oficinas que oferecemos em nossa escola. Começaremos pela oficina de Artes.

O projeto de  Arte tem por objetivo desenvolver as competências culturais e artísticas dos alunos dos diferentes níveis de ensino, através do contato direto com as arte.

Dentre os objetivos do ensino de ARTE constam: 
1. levar o aluno a interessar-se pela sua própria produção, pela de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ( regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura; 
2. Fazer com que a criança produza trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Partindo destes objetivos, no nosso entendimento, uma ação pedagógica eficiente para o ensino da arte deve constar de um fazer artístico que permita:
- A criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do próprio repertório da criança e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, texturas etc.;  
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.; 
- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos; valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.

Pensando nisso, temos trabalhando conosco duas monitoras, uma em cada turno, trabalhando projetos que envolvam arte e o ensino regular, observando os projetos trabalhados na escola e as datas comemorativas.

 Coelho porta-treco criado pelos alunos do PEI - tarde
 Alunos turno da PEI - tarde
Alunos turno da PEI - tarde
 Érika Simone - Monitora de Artes / AMAS - turno da tarde
 Samara, aluno turno da manhã, mostrando seu trabalho - Coelho de isopor
Alunos turno da PEI - manhã
Alunos turno da PEI - manhã
Raquel Nascimento - monitora de Artes / AMAS - turno da manhã

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nossas instalações

O Programa Escola Integrada, visa também a integração da criança com a comunidade em que a escola se encontra inserida. Uma das formas disso acontecer é através da utilização de espaços (públicos e/ou privados) para a realização das oficinas.
Em nossa escola contamos com o apoio do Sr. Samuel que no cede seu prédio onde antes funcionava uma igreja evangélica e também com o apoio da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, que na pessoa do Pe. Felipe,   cedeu-nos  o prédio da Igreja São José de Calazans.

                                              Igreja São José de Calazans
Prédio do Sr. Samuel


Agradecemos de coração à todos que tem se disponibilizado para que essas parcerias aconteçam!!! Sem vocês não seria possível a realização desse projeto!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Musical de Natal

No dia 16 de Dezembro, o Programa Escola Integrada da EMPHA, apresentou o musical "O Presente Maior".
Fizemos um grande coral com mais de 200 vozes!!!  Houve um entrosamento total dos dois turnos.
Foi realmente tocante e especial ver crianças cantando de forma tão linda o Nascimento de Jesus Cristo!






FIM DE ANO!!!

No final do ano de 2010, fizemos uma festa de comemoração e um amigolate com as crianças! Eles se divertiram demais e foi muito bacana!






quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia da Bandeira!!!

No dia 19 de novembro de 2010, os alunos do PEI da E. M. Profª Helena Abdalla foram convidados pela 4ª RM - Exército Brasileiro, para participar e assistir a troca do pavilhão nacional, realizado na Pç. da Bandeira em BH. Estivemos lá juntamente com os alunos do PEI da E.M. Sobral Pinto e da profª Silvana.
A escola recebeu uma Bandeira nova e assistimos ao desfile das tropas! Foi emocionante!!!