terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santuário do Caraça

No dia 10/09 nossos alunos do Programa Escola Integrada  foram ao Santuário do Caraça, em Catas Altas - MG.
Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo patrimônio de Catas Altas no estado de Minas Gerais e dá nome ao antigo Colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural , que abrange toda a região.

Serra do Caraça
O nome oficial do local é o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o Caraça tem esse apelido devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado. A serra forma imenso anfiteatro sul, as serras da Olaria e da Canjerana, a Serra do Inficionado, o morro do Sol, a Serra do Carapuça. Anfiteatro de quatro quilômetros de largura, terreno em leves ondulações florestadas. As águas da bacia descem em belas cascatas montanhas, como Cascatinha, Cascatona e Bocaina. Tais cascatas se abastecem dos ribeirão do Caraça, águas intensamente ferruginosas. No Caraça há dois lagos, o Tanque Grande, rodeado de bosques, e o Tanque São Luís. O disco de Milton Nascimento, Missa dos Quilombos, foi gravado ao vivo, em março de 1982, nas dependências da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. alongado, com os três picos do morro da Trindade, o da Conceição; ao das


Como Centro de Cultura, o Caraça mantém a tradição de ser centro de educação, não mais de educação formal de meninos como nos tempos do Colégio, mas de educação amplamente considerada, como se pensa hoje nas novas formas de compreensão educacional: uma educação interdisciplinar, in loco, apoiada na multiplicidade das ciências e em relação direta com a existência dos estudantes. Ao Santuário do Caraça vêm, em média, 200 escolas, tanto públicas quanto particulares, e 10.000 alunos por ano, a fim de terem contanto com a rica biodioversidade caracense, com sua história e suas riquezas próprias.
Ademais, um considerável número de pesquisadores vem ao Caraça para realizar aqui suas pesquisas. De 2006 a 2008, 38 pesquisadores iniciaram suas teses sobre algum elemento da biodiversidade caracense. E muitos outros usufruíram de sua preciosa Biblioteca e de sua história para outros tantos trabalhos.
Tais biólogos e demais pesquisadores continuam, assim, a tradição que remonta ao importante botânico Auguste de Saint-Hilaire, que aqui esteve em 1816, e a Carl Friedrich Philipp von Martius, que estudou a flora do Caraça em 1818, ainda no tempo do Irmão Lourenço.
De fato, estar num local como o Caraça é retomar a convicção sobre o valor da educação e da cultura, é desejar aprofundar os conhecimentos e ampliar os horizontes intelectuais.
Um lugar em que 11.000 alunos estudaram com todo afinco e disciplina, em que estiveram pesquisadores dos mais renomados que passaram pelo Brasil, neste século e nos passados, e em que a história política, educacional e religiosa do país se encontrou com Padres e com alunos, com velhos e com crianças, com santos e com sábios, é, no mínimo, provocador e um estímulo para a aquisição do conhecimento já construído pela civilização e, principalmente, para a construção do próprio conhecimento, com base nas importantes tradições do passado.
Não deixe de fazer esta viagem intelectual! Seu pensamento e seu saber nunca mais serão os mesmos depois de visitar o Santuário do Caraça!

Como Centro de Turismo, o Santuário do Caraça recebe, em média, 60.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada. Isso faz com que seja, por sua relevância e implicação social, uma das mais importantes e mais visitadas Unidades de Conservação do Estado de Minas Gerais, além de ser uma das maiores: a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça responde praticamente por 51% das Reservas Particulares do Estado.
E como Centro de Peregrinação e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos.
Com trilhas para vários locais, desde cachoeiras, tanques e piscinas naturais e antigas construções até grutas e picos que só podem ser visitados com guias, o Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.
E, acima de tudo, em cada uma de suas caminhadas e das trilhas que podem ser percorridas, um espetáculo de natureza se descortina às vistas de todos os caminhantes, impelindo cada um a retomar sua própria vida e se harmonizar com a maravilha da Criação.
De fato, todos se engrandecem com a visita ao Santuário do Caraça! Desde a corresponsabilidade ambiental, na preservação da RPPN, até à proximidade de uns com outros, à espiritualidade e à história do Caraça, a interação humano-afetiva entre os que visitam e, principalmente, entre aqueles que ficam hospedados no Santuário, tudo isso vai, aos poucos, formando uma nova consciência humana e social, impulsionando os turistas a fazerem do lugar em que vivem e trabalham um espaço mais terno e afetivo, mais cultural e relacional, mais humano e, principalmente, humanizador.
Não deixe de fazer esta aventura! Visitar o Santuário do Caraça mudará sua vida e seus conceitos sobre turismo e lazer!